Sorocaba, de cidade extremamente insegura a modelo de segurança pública, sob gestão do prefeito Rodrigo Manga

Sorocaba, de cidade extremamente insegura a modelo de segurança pública, sob gestão do prefeito Rodrigo Manga

Sorocaba, atualmente, desponta como uma das cidades mais seguras do País, de acordo com um estudo de 2023, elaborado pela MySide, que utilizou dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Governo Federal. A cidade passou por uma completa transformação durante os últimos anos, no que diz respeito a avanços em segurança, saindo de uma situação extremamente insegura para um modelo de segurança pública.

No ranking do estudo, Sorocaba ocupa o 6º lugar entre as cidades mais seguras para se morar no Brasil, ficando à frente de outros municípios do mesmo porte ou semelhantes, como: Joinville (SC), Santo André (SP), São Bernardo do Campo (SP) e Cuiabá (MT).

A ótima classificação é resultado de uma série de ações municipais, executadas pela Prefeitura de Sorocaba, durante o atual governo de Rodrigo Manga (Republicanos). “Em 2021, quando assumimos, encontramos uma cidade extremamente insegura, com furtos e roubos acontecendo por toda cidade, invasão nas escolas municipais, roubo de fiação elétrica nas ruas, crimes de receptação, enfim. Nós mudamos isso! Sorocaba, hoje, por exemplo, é uma das cidades mais bem monitoradas do País”, afirmou o prefeito Rodrigo Manga.

Atualmente, o Centro de Controle Operacional Integrado (CCOI) de Sorocaba, inaugurado em 2023, opera com mais de 2.500 câmeras de videomonitoramento espalhadas por toda cidade. Em 2021, eram apenas 105 câmeras monitoradas pela municipalidade.

“O CCOI tem auxiliado o trabalho tático das Corporações de segurança pública e permitido que ajam com ainda mais agilidade e eficiência nos atendimentos a ocorrências”, disse o prefeito Manga. As imagens são acompanhadas 24h por dia, pelas equipes municipais e compartilhadas, em tempo real, com as demais forças de segurança de Sorocaba, como as Polícias Militar, Civil, Rodoviária e Federal.

Desde novembro de 2023, mais de 8.200 ocorrências diversas (contando incidências de trânsito, inclusive) foram flagradas, em tempo real, pelas câmeras, proporcionando que as equipes prosseguissem de maneira imediata com o atendimento.

O número de ocorrências de furtos e danos em escolas da rede municipal em Sorocaba praticamente zerou. Isso, sobretudo, em razão de um conjunto de medidas de segurança adotado desde 2021 pela Prefeitura de Sorocaba, com destaque para a presença de vigias 24 horas nas unidades de ensino, aliada à realização de patrulhamento preventivo.

“A inciativa da contratação de vigias para próprios públicos foi pioneira em Sorocaba. São mais de 630 profissionais dessa área, ocupando seus postos de trabalho e abrangendo todas as unidades da educação”, enfatizou o prefeito Manga.

A medida é complementada pelo patrulhamento preventivo nos arredores das escolas, em parceria com a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Polícia Militar, com o apoio, ainda, da Secretaria da Educação (Sedu), seguindo um planejamento que vem sendo feito pela atual Administração Municipal, visando ampliar, cada vez mais, as estratégias de segurança nas escolas.

Confira, abaixo, o balanço de ações na Segurança feitas pelo atual governo de Rodrigo Manga

Operação Ferro-velho
Uma das operações deflagradas pelo Município que se destacam pelo empenho no combate aos crimes de furtos e receptação é a “Operação Ferro-velho”.

Apenas em 2023, a GCM, em conjunto com outras equipes municipais, fiscalizou 183 estabelecimentos, em todas as regiões da cidade. Desse total, 79 foram notificados, 51 multados, três interditados temporariamente e um de maneira definitiva.

Em 2024, até o momento, 146 pontos foram fiscalizados, dos quais 26 foram notificados, 33 autuados por falta de licença e interditados temporariamente e quatro interditados de maneira definitiva.

Modernização das viaturas da GCM
Houve a modernização da frota da GCM, que, agora, conta com 15 veículos Hyundai Creta, 1 Fiat Toro, 3 Mitsubishi L200, 2 Renault Master (Base Móvel) e 6 Toyota Yaris. Essa renovação garante ainda maior agilidade e eficiência nas operações diárias.

Plano de Carreira e Concurso
Após 22 anos sem acesso, os GCMs de Sorocaba foram valorizados com a implementação de um Plano de Carreira. Além disso, um concurso foi realizado para a admissão de novos membros, algo que não ocorria há 11 anos.

Patrulha Legal
O programa “Patrulha Legal GCM” foi implantado nas escolas de Sorocaba, focando no trabalho preventivo contra drogas e álcool. A Patrulha Escolar atua por meio de visitas às escolas municipais, com o objetivo de aproximar a comunidade da GCM, em ações de segurança e de cunho educativo.

Vigias 24h nas escolas
Uma das iniciativas de maior impacto foi a implementação de vigias 24 horas em todas as instituições escolares. Essa medida resultou praticamente no fim das ocorrências nas escolas, o que proporcionou um ambiente mais seguro para alunos e professores.

Reativação do patrulhamento de moto
O patrulhamento de moto foi reativado em Sorocaba, especialmente no Centro da cidade, com uma equipe de 3 agentes, ampliando a cobertura e rapidez no atendimento às ocorrências.

HumanizAção
As equipes do programa permanente “HumanizAção” percorrem toda a cidade, fazendo abordagens sociais, pelos locais onde havia mais pessoas em situação de rua precisando de ajuda e suporte essencial.

Desde 2021, foram feitas cerca de 19 mil abordagens sociais, resultando em quase 17 mil oportunidades de acolhimento no Serviço de Obras Sociais (SOS), onde há abrigo, alimentação, banho quente, roupas limpas, cuidados de saúde e apoio emocional. No mesmo período, mais de 15 mil pessoas foram encaminhadas para receber assistência médica especializada e cerca de 3 mil pessoas puderam retornar a seus lares de origem.

Modernização dos equipamentos dos GCMs
Os GCMs receberam novos uniformes repaginados e armamentos modernos, incluindo pistolas 9mm. A integração à Bolsa-Formação, a utilização do Sinesp CAD (software de atendimento) e a disponibilização de tablets para as viaturas representam outros avanços significativos na estrutura da Guarda Civil Municipal.

Cães e novas Bases da GCM
O Canil da GCM foi reforçado com a chegada de 3 novos cães. Além disso, foram inauguradas novas Bases da GCM em regiões estratégicas, como a Base IOPE (Inspetoria de Operações Especiais) – Wanel Ville e a Base dos Espanhóis, ampliando a presença da Guarda em todo o município.

Escola de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização
A EFAE da GCM passou por uma reforma completa, durante o governo de Manga, e recebeu novos equipamentos, aprimorando, ainda mais, a capacitação dos agentes de segurança.

Volta da ROMU
Governo de Manga proporcionou a volta da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) às ruas, com três novas viaturas, incluindo uma dedicada ao Canil e mais duas bases móveis, fortalecendo o policiamento ostensivo na cidade.

Cinco novas Bases
A criação de cinco novas Bases da GCM, executadas nos últimos anos, permitiu a descentralização das operações, ampliando o alcance das ações de segurança em diferentes regiões de Sorocaba.

Compartilhe nas redes

Postagem Relacionada

Contato

Todos Direitos Reservados © 2024

plugins premium WordPress