Comentários sobre corrupção associados ao governo de Rodrigo Manga em Sorocaba são partidários

Comentários sobre corrupção associados ao governo de Rodrigo Manga em Sorocaba são partidários

O prefeito Rodrigo Manga (Republicanos), em Sorocaba, tem sido alvo de comentários partidários que associam a corrupção ao seu governo, sem fundamentação sólida. Os casos têm gerado especulações, mas a Administração Municipal tem sido clara ao afirmar que não há envolvimento ou responsabilidade por parte do prefeito ou da Prefeitura.

Especialmente em época de campanha eleitoral, informações distorcidas e partidárias são divulgadas para, oportunamente, convencer o eleitorado. Com frequência, o nome de Rodrigo Manga tem sido associado, por exemplo, ao caso sobre um suposto vínculo entre o Poder Público e empresas ligadas à família de Jorge Domingos Hial, ex-diretor da Urbes – Trânsito e Transportes, que foi exonerado pelo prefeito Rodrigo Manga e, portanto, desvinculado de qualquer função pública, em uma demonstração do governo atual de compromisso com a transparência, a ética e impessoalidade, principalmente no que tange à execução de processos licitatórios e intransigência a qualquer suspeita de irregularidade. O governo de Manga, inclusive, teve suas contas, de 2021 e 2022, aprovadas por unanimidade pelo Tribunal de Contas (veja mais abaixo).

Outro ponto de especulação é o processo judicial envolvendo a compra do novo prédio da Secretaria de Educação (Sedu), investigada por suposto superfaturamento e propina. A Prefeitura de Sorocaba e o prefeito Rodrigo Manga já declararam que não são partes envolvidas no processo, que ainda se encontra em primeira instância e está sujeito a recursos.

São utilizadas, ainda, como “arma” eleitoral contra o prefeito Manga as investigações em Sorocaba abertas pelo Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP), a partir de denúncia sobre uma suposta fraude na contratação de uma empresa, a Aceni, para a administração de duas unidades de saúde da cidade.

Em relação a isso, a Administração de Manga é categórica ao afirmar que não possui conhecimento sobre o teor do processo, já que não está sob investigação. Em nota, foi esclarecido que o prefeito nunca em sua história permitiu que alguém falasse em seu nome desta forma e que todos os processos e licitações na cidade são conduzidos de acordo com as normas legais, sempre com o acompanhamento dos órgãos internos de controle e fiscalização. A municipalidade afirma, ainda, que está disposta a prestar qualquer esclarecimento solicitado pelos órgãos de Justiça.

Contas aprovadas

As contas do prefeito Rodrigo Manga, relativas ao exercício de 2022, seu segundo ano de mandato na gestão da Prefeitura de Sorocaba, foram aprovadas, mais uma vez por unanimidade, pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP). O atual governo de Sorocaba obteve igual aprovação quanto às contas de 2021, no ano passado.

Durante a sessão ordinária da 2ª Câmara do TCE-SP, coube à Procuradoria do Município, na pessoa do Dr. Celso Tarcisio Barcelli, fazer a sustentação oral, representando a Prefeitura de Sorocaba. Ele defendeu a aprovação das contas pela Corte, argumentando com base nos índices satisfatórios do Município em relação aos gastos públicos.

A relatora do processo, a conselheira Cristiana de Castro Moraes, reconheceu a evolução e melhoria do Índice da Gestão Fiscal (i-Fiscal) de Sorocaba de 2021 para 2022. Ela apontou a manutenção dos limites legais estabelecidos, as decisões sobre a aplicação de recursos vinculados e a transparência da atual Administração Municipal.

Compartilhe nas redes

Postagem Relacionada

Contato

Todos Direitos Reservados © 2024

plugins premium WordPress