Vigias 24 horas e patrulhamento preventivo: segurança nas escolas de Sorocaba

Resultado direto das políticas de segurança implantadas pelo prefeito Rodrigo Manga (Republicanos), todas as unidades escolares municipais de Sorocaba contam com vigias em plantão 24 horas por dia, uma medida que possibilitou praticamente acabar com os casos de furtos que, antes, aconteciam nas unidades.

Segundo dados da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), neste ano, de janeiro a junho, foram registradas 24 ocorrências, tais como tentativa de furto, dano ou pichações em escolas municipais. Em 2020, antes do governo Manga, também nos seis primeiros meses do ano, foram 120 ocorrências, isto é, uma redução de 80% de lá para cá.

Os dados positivos refletem diretamente o impacto da presença dos vigias nas escolas municipais, que começou a ser implantada em 2021 e foi intensificada em 2022, sendo que, em 2023, todas as unidades já contavam com essa segurança 24 horas. Atualmente, são mais de 630 profissionais dessa área atuando no programa “Vigia nas Escolas”, criado por Manga.

“A implementação dessa medida consolidou-se como uma importante estratégia para zerar os furtos que, antes, ocorriam nas escolas”, afirmou o prefeito Manga. “A presença constante dos vigias não apenas protege o patrimônio público, como também proporciona um ambiente mais seguro para alunos, professores e funcionários”, completou. (Assista ao vídeo: https://abrir.link/MDWnN )

Centro de Controle Operacional Integrado

Além dos vigias, as 2.500 câmeras de videomonitoramento do Centro de Controle Operacional Integrado (CCOI), espalhadas por toda a cidade, incluindo as unidades escolares, ajudam a prevenir e combater, de vez, as invasões nas escolas, pois o sistema, unificado, compartilha, em tempo real, com todas as forças de segurança pública do município, as informações coletadas por vídeo, permitindo que as equipes realizem o atendimento com ainda mais rapidez e eficiência.

O sistema é complementado pelo patrulhamento preventivo nos arredores das escolas, em parceria da Guarda Civil Municipal (GCM) com a Polícia Militar (PM) e o apoio da Secretaria da Educação (Sedu), seguindo um planejamento que vem sendo feito pelo governo de Manga, visando ampliar, cada vez mais, as estratégias de segurança.

Resumo:

– Todas as unidades escolares municipais de Sorocaba contam com vigias em plantão 24 horas por dia, medida que possibilitou praticamente acabar com os casos de furtos que, antes, aconteciam nas unidades.

– Segundo dados da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), neste ano, de janeiro a junho, foram registradas 24 ocorrências, tais como tentativa de furto, dano ou pichações em escolas municipais. *Em 2020, antes do governo Manga, também nos seis primeiros meses do ano, foram 120 ocorrências, isto é, uma redução de 80% de lá para cá.

– Os dados refletem diretamente o impacto da presença dos vigias nas escolas municipais, que começou a ser implantada em 2021 e foi intensificada nos anos seguintes, com contratações em parceria com a iniciativa privada.

– Atualmente, são mais de 630 profissionais dessa área atuando no programa “Vigia nas Escolas”, criado por Manga.

– Além dos vigias, as 2.500 câmeras de videomonitoramento do Centro de Controle Operacional Integrado (CCOI), espalhadas por toda a cidade, incluindo as unidades escolares, ajudam a prevenir e combater, de vez, as invasões nas escolas.

– O sistema é complementado pelo patrulhamento preventivo nos arredores das escolas, em parceria da Guarda Civil Municipal (GCM) com a Polícia Militar (PM) e o apoio da Secretaria da Educação (Sedu).

Compartilhe nas redes

Postagem Relacionada

Contato

Todos Direitos Reservados © 2024

plugins premium WordPress