Sorocaba, sob gestão de Manga, avança ainda mais no cenário nacional com políticas voltadas ao saneamento básico

O governo do prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) tem atuado, de maneira contínua e acelerada, para garantir a manutenção dos índices de excelência na oferta de saneamento básico à população de Sorocaba. Após uma sequência de índices positivos, desta vez, Sorocaba atingiu, em março deste ano, a nota 9,02 na 16ª edição do Ranking do Saneamento, do Instituto Trata Brasil (ITB), ocupando a 9ª colocação no ranking, considerando as cidades com mais de 500 mil habitantes.

Nessa área, Sorocaba ficou à frente de cidades do mesmo porte ou até maiores, entre elas, Santo André (SP), São José dos Campos (SP), São Bernardo do Campo (SP), Osasco (SP), além de importantes capitais, como Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG) e o Distrito Federal, Brasília.

Quando se olha o índice geral, das 100 maiores cidades do País com melhor desempenho em saneamento básico, Sorocaba segue se destacando e ocupa a 25ª posição entre elas. Mais importante ainda é que o município continua avançando nos indicativos de eficiência em saneamento básico verificados nesse levantamento, desde 2021, primeiro ano do mandato de Manga.

Em 2023, a cidade alcançou a nota geral de 8,84 pontos, tendo, portanto, avançado nesse segmento no último ano. O resultado consolida uma tendência, já que, nos anos anteriores, foram apontadas as notas 8,56, em 2022; 8,12, em 2021 e 7,93, em 2020.

Além disso, em 2023, os índices de atendimento à população quanto ao abastecimento público e coleta de esgoto em Sorocaba estão entre os mais altos do Brasil, considerados “serviços universalizados”, aliando eficiência, preservação ambiental e atendimento de referência.

No levantamento, o índice de atendimento em água tratada de Sorocaba é de 98,49% (média brasileira de 84,20%), enquanto o serviço de coleta de esgoto atende 98,22% da cidade (média Brasil de 55,81%). O SAAE/Sorocaba trata, portanto, 90,08% do volume total gerado (média no País de 51,2%).

Outro quesito do Ranking do Saneamento analisa a parcela da população com o serviço de tratamento de esgoto, no qual Sorocaba divide a liderança, com a nota máxima, junto com outras 17 cidades, com o índice de 91,72%. Em contrapartida, a média total no Brasil foi de 52,23%.

Não é à toa que Sorocaba foi destaque nacional, em 2023, na 7ª edição do Prêmio “Casos de Sucesso & ESG” (Ambiental, Social e Governança – do inglês, Environmental, Social and Governance), na categoria “Melhores Evoluções no Ranking do Saneamento”. A iniciativa, realizada pelo ITB, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), prestigia as melhores práticas dos municípios e empresas no âmbito do abastecimento de água e esgotamento sanitário.

Avanços não param

Os resultados na área de saneamento básico têm se mostrados efetivos durante a gestão de Manga. Prova disse é que Sorocaba avançou dez posições no ranking nacional de 2023 do ITB, figurando na 12ª posição entre as 100 maiores cidades do País com melhor desempenho em saneamento básico. No estudo de 2022, ocupava a 22ª posição.

Em relação aos municípios acima de 500 mil habitantes, Sorocaba obtinha a 4ª melhor colocação, sendo que, antes, ocupava a 6ª posição. Considerando, ainda, a nota total e comparando com as 27 capitais brasileiras, Sorocaba está à frente de todas elas, exceto de São Paulo capital.

“Os investimentos em infraestrutura e as melhorias constantes em nossos sistemas de tratamento de água e esgoto têm sido fundamentais para esses resultados positivos. Sorocaba nunca viu tantas iniciativas nesse sentido. Nossa meta é continuar trabalhando incansavelmente para manter e aprimorar esses padrões de excelência”, declarou o prefeito Rodrigo Manga.

Nessa mesma linha, o Programa de Despoluição do Rio Sorocaba tem sido determinante na melhoria contínua da qualidade de vida dos sorocabanos, além da conservação do meio ambiente. Nessa área, a principal obra entregue, em 2021, foi a ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto Sorocaba 1 (ETE-S1), a maior da cidade. O volume de tratamento nessa unidade passou de 1.000 litros por segundo para 1.300 l/s, com melhora na eficiência do tratamento, de 81% para mais de 90%.

Também na área de esgoto as obras de ampliação e reforma da Estação de Tratamento de Esgoto Pitico (ETE Pitico) atingiram a fase final, em novembro de 2023, com a marca de 93,37% do total dos serviços contratados já executados. Localizada na Zona Norte de Sorocaba, a ETE Pitico entrou em operação em 2009 e o cronograma de obras de melhorias segue em dia, sendo que uma das três novas linhas de tratamento já está em operação.

Em relação ao abastecimento público, não menos importante é a ETA Vitória Régia, que entrou em operação também em 2021, captando água diretamente do Rio Sorocaba e garantindo o fornecimento de água com excelente qualidade à população. O tratamento é feito à base de ozônio, por meio de tecnologia inovadora e pioneira na América Latina.

E vai além, pois o SAAE/Sorocaba tem projeto em andamento, orçado em R$ 200 milhões, para implantar uma nova concepção de sistema de abastecimento de água na cidade, com ainda mais autonomia e confiabilidade, o que inclui a construção de uma ETA na Zona Leste, com capacidade para captar 500 l/s de água. O novo sistema, em curto e médio prazo, vai diminuir a dependência de captação de água da Represa de Itupararanga, via ETA Cerrado, dos atuais 80% do total, para até 20%, em 10 anos. A expectativa é que o novo modelo comece a funcionar em 2024, também captando água do Rio Sorocaba.

A autarquia prevê, ainda, a construção e ampliação de mais seis reservatórios de água, dentre os 67 já em funcionamento no município, assim como a interligação de todos os 43 Centros de Distribuição. E, seguindo as diretrizes do novo Plano Diretor de Água, segue desenvolvendo o Programa de Redução de Perdas, intensificado desde 2021, incluindo a implantação de moderno Sistema de Reuso de Água, com foco no abastecimento da indústria local.

Resumo:

Sorocaba atingiu, em março deste ano, a nota 9,02 na 16ª edição do Ranking do Saneamento, do Instituto Trata Brasil (ITB), ocupando a destacada 9ª colocação no ranking, considerando as cidades com mais de 500 mil habitantes.

Sorocaba ficou à frente de cidades do mesmo porte ou até maiores, como Santo André (SP), São José dos Campos (SP), São Bernardo do Campo (SP), Osasco (SP), além de importantes capitais, como Salvador (BA) e Rio de Janeiro (RJ).

– Quando se olha o índice geral, das 100 maiores cidades do País com melhor desempenho em saneamento básico, Sorocaba segue se destacando e ocupa a 25ª posição entre elas.

– O município, ainda, continua avançando nos indicativos de eficiência em saneamento básico verificados nesse levantamento, desde 2021, primeiro ano do mandato de Manga.

– Em 2023, a cidade alcançou a nota geral de 8,84 pontos, tendo avançado nesse segmento no último ano. O resultado consolida uma tendência, já que, nos anos anteriores foram apontadas as notas 8,56, em 2022; 8,12, em 2021 e 7,93, em 2020.

– Em 2023, os índices de atendimento à população quanto ao abastecimento público e coleta de esgoto estão entre os mais altos do Brasil: o índice de atendimento em água tratada de Sorocaba é de 98,49% (média brasileira de 84,20%), enquanto o serviço de coleta de esgoto atende 98,22% da cidade (média Brasil de 55,81%).

– O Ranking do Saneamento mostra, ainda, que Sorocaba lidera, com outras 17 cidades, no tratamento de esgoto, atingindo 91,72%. Em comparação, a média nacional é de 52,23%.

– Em 2023, Sorocaba foi destaque nacional na 7ª edição do Prêmio “Casos de Sucesso & ESG” (Ambiental, Social e Governança – do inglês, Environmental, Social and Governance), na categoria “Melhores Evoluções no Ranking do Saneamento”, do Instituto Trata Brasil (ITB).

– Durante a gestão de Manga, Sorocaba avançou dez posições no ranking nacional de saneamento básico do ITB, subindo do 22º lugar em 2022 para o 12º em 2023, entre as 100 maiores cidades do país.

– No mesmo ranking, Sorocaba subiu da 6ª para a 4ª posição entre os municípios com mais de 500 mil habitantes. Comparando a nota total com as 27 capitais brasileiras, Sorocaba supera todas, exceto São Paulo.

– Programa de Despoluição do Rio Sorocaba tem sido determinante na melhoria contínua: principal obra entregue, em 2021, foi a ampliação da ETE-S1, a maior da cidade. O volume de tratamento nessa unidade passou de 1.000 litros por segundo para 1.300 l/s, com melhora na eficiência do tratamento, de 81% para mais de 90%.

– Também na área de esgoto, as obras de ampliação e reforma da ETE Pitico atingiram 93,37% de conclusão em novembro de 2023. Em operação desde 2009, a estação já tem uma das três novas linhas de tratamento funcionando, com o cronograma de melhorias em dia.

– Em relação ao abastecimento público, a ETA Vitória Régia, em operação desde 2021, capta água do Rio Sorocaba e garante o fornecimento de água de excelente qualidade à população.

– O SAAE/Sorocaba está investindo R$ 200 milhões em um projeto para um novo sistema de abastecimento de água, que inclui a construção de uma ETA na Zona Leste, com capacidade para captar e tratar 500 l/s de água.

– O SAAE prevê, ainda, a construção de mais seis reservatórios de água, dentre os 67 já em funcionamento no município, assim como a interligação de todos os 43 Centros de Distribuição.

Compartilhe nas redes

Postagem Relacionada

Contato

Todos Direitos Reservados © 2024

plugins premium WordPress