Sorocaba envia mais 150 toneladas de donativos ao Sul do País nesta sexta (10) incluindo feno e ração para animais resgatados em meio às enchentes

A cidade de Sorocaba (SP) enviou mais 150 toneladas de donativos ao Rio Grande do Sul (RS), nesta sexta-feira (10), para socorrer as vítimas das enchentes e fortes chuvas naquele Estado. O envio inclui seis carretas e um avião, sendo duas carretas com feno e ração, para os animais que estão sendo resgatados, e o restante com alimentos e água. Já o avião transporta medicamentos, fraldas e itens de higiene pessoal à população do Sul do País.

O avião deve pousar no aeroporto de Santa Cruz do Sul (RS), ainda no fim desta tarde de sexta, onde as equipes de resgate destinarão as arrecadações aos lugares de mais necessidade. Já, as carretas, devem ir direto a Porto Alegre (RS) em, pelo menos, 18h de viagem.

“Parabéns a Sorocaba e região, parabéns aos voluntários de Sorocaba que ajudaram a resgatar o cavalo Caramelo e, agora, vão poder ajudar outros animais, cãezinhos, cavalos e gatos que estão nessa mesma situação e socorrer a população do Rio Grande do Sul neste momento tão difícil”, disse o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos).

Esse já é o segundo envio de ajuda que Sorocaba destina ao Sul. Na última segunda-feira (6), a megacampanha de arrecadação “A Fome Não É Fake! – Socorro ao Rio Grande do Sul”, viabilizada pelo governo de Manga, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FSS), já havia encaminhado um avião e três carretas com donativos, somando 120 toneladas.

Ao todo, até o momento, Sorocaba contribuiu com cerca de 300 toneladas de insumos, que ajudam, também, as equipes que trabalham nos resgates, como o pessoal da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Exército e demais corporações.

O objetivo da Prefeitura de Sorocaba é contribuir com socorro rápido à população do Sul do País, que passa por um momento crítico devido às fortes chuvas ocorridas nos últimos dias e que têm provocado enchentes em inúmeros pontos, além de deslizamentos de terra.

As situações decorrentes das chuvas intensas são dramáticas no Estado gaúcho. Segundo o último boletim da Defesa Civil, somavam 107 mortes em razão das cheias e 134 desaparecimentos, além de 754 pessoas feridas. Já, o número de pessoas desabrigadas pelos temporais que atingem o RS, desde 29 de abril, chegou a 395,6 mil na quinta-feira (9).

Megacampanha drive-thru

A Prefeitura de Sorocaba realizou, no último domingo (5), das 8h às 13h, uma megacampanha drive-thru de arrecadação, por meio da qual foi possível arrecadar mais de 120 toneladas de donativos, ultrapassando em quatro vezes a meta inicial de 30 toneladas. A ação reuniu milhares de pessoas, entre famílias, empresários, entidades e organizações sociais. Contou, ainda, com os esforços de todas as secretarias da Prefeitura e com trabalho voluntário de diferentes grupos da cidade.

“Logo às 10h de domingo, já tínhamos arrecadado as 30 toneladas de insumos. Esperávamos bater esse número até as 13h e, ao término da ação, mais do que quadruplicamos a meta! O povo de Sorocaba e região, mais uma vez, deu um exemplo de solidariedade e amor ao próximo”, afirmou o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga.

Um grande número de pessoas da região de Sorocaba, como Araçoiaba, Tatuí, Nova Odessa, Sarapuí e Piedade, também participaram ativamente da iniciativa. Prefeitos de cidades ao redor marcaram presença e generosamente doaram, ao todo, mais de 25 mil litros de água.

Após o envio ao estado gaúcho, o Fundo Social de Sorocaba, continuou com as arrecadações, de segunda (6) a quinta-feira (9). Apenas nesse período, Sorocaba bateu novamente a meta, arrecadando mais 150 toneladas.

As doações ainda podem ser feitas diretamente no Fundo Social de Sorocaba, localizado Avenida Rudolf Dafferner, número 65, no bairro Alto da Boa Vista, ao lado do Paço Municipal. Mais informações podem ser obtidas pelo número: (15) 3238-2503.

“Vamos continuar com a arrecadação e, se forem necessários 10 aviões ou mais 10 carretas, nós vamos continuar pedindo apoio, firmando parcerias e enviando para ajudar nossos irmãos do Sul, com a ajuda da iniciativa privada e da população de Sorocaba e região, que está dando, mais uma vez, um exemplo de solidariedade e amor ao País”, enfatizou o prefeito Rodrigo Manga.

Sorocaba, uma cidade solidária

Essa não é a primeira vez que Sorocaba se une em um movimento solidário para ajudar vítimas de eventos climáticos pelo Brasil. Em fevereiro de 2022, o governo de Manga realizou o drive-thru “A Fome não é Fake! – Socorro a Petrópolis”, no qual a meta inicial de 10 toneladas de arrecadação foi mais do que dobrada, chegando a 25 toneladas de alimentos que foram destinados às vítimas das enchentes e deslizamentos no município de Petrópolis, no Rio de Janeiro.

Em fevereiro 2023, a Administração Municipal mobilizou, mais uma vez, a população sorocabana, que prontamente atendeu ao chamado solidário para ajudar também as vítimas das fortes chuvas que causaram enormes estragos e deixaram muitos desabrigados e desalojados em São Sebastião e outros municípios do Litoral Norte de São Paulo. Nessa iniciativa, foram arrecadadas mais de 20 toneladas de alimentos, mais de 5 mil litros de água, aproximadamente 50 colchões, cerca de 100 caixas, contendo roupas de adultos e crianças, além de ração para pets, produtos de higiene pessoal e de limpeza e fraldas.

“O povo sorocabano sempre demonstra muita solidariedade e vontade de ajudar, atendendo, de pronto, às solicitações do Fundo Social. É um momento muito difícil para a população que foi atingida pelas fortes chuvas no Sul do país e estamos engajados em poder ajudar de alguma forma”, destacou Rodrigo Manga.

Compartilhe nas redes

Postagem Relacionada

Contato

Todos Direitos Reservados © 2024

plugins premium WordPress