Obras de desassoreamento do Rio Sorocaba e de combate às enchentes são realizadas de forma ininterrupta em Sorocaba pelo governo de Manga

São realizadas em Sorocaba, de maneira contínua e preventiva, pelo governo do prefeito Rodrigo Manga (Republicanos), as obras de desassoreamento de todo trecho urbano do Rio Sorocaba. Atualmente, as equipes do Município atuam, com recursos próprios, para concluir a remoção de um banco de areia, nas proximidades do entroncamento da Avenida Dom Aguirre com as Pontes da Rua Padre Madureira e Salomão Pavlovsky. Em paralelo, ações de desassoreamento no rio também ocorrem próximas à Praça Lions, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo.

Até o momento, aproximadamente 420 viagens de caminhões foram realizadas, removendo um total de cerca de 5.800 m³ de material, completando o trecho entre a Ponte da Rua Padre Madureira e a Usina Cultural. Atualmente, as ações estão sendo intensificadas no trecho entre a Ponte da Rua Padre Madureira e a Ponte Salomão Pavlovsky, com previsão de conclusão ainda no primeiro semestre deste ano.

Já, na Praça Lions, em parceria com o Estado, cerca de 3 mil m³ de resíduos foram removidos, entre janeiro e fevereiro deste ano, próximo ao entroncamento com a linha férrea, ao lado da Usina Cultural.

Desde fevereiro deste ano, o serviço também se estende à margem oposta do Rio Sorocaba, com a expectativa de remover aproximadamente 15 mil m³ de sedimentos, do trecho entre o pontilhão da linha férrea, ao lado da antiga Usina Cultural, e a ponte Francisco Delosso, até o final deste semestre.

Já, desde novembro de 2023, retroescavadeiras têm operado em três locais ao longo do rio: próximo ao entroncamento da Avenida Quinze de Agosto, com a Rua Campinas e a foz do córrego do Jardim Leocádia, até janeiro; nas proximidades do número 6.400 da mesma avenida, próximo à Ponte Radial Norte e à Avenida Comendador Camilo Júlio, entre fevereiro e março, e, ainda no mesmo período, no entroncamento da Avenida Quinze de Agosto com a Ponte Jornalista Fernando de Luca Neto.

Ação permanente

Na fase anterior da parceria com o Governo do Estado, iniciada em março de 2022, os trabalhos no Rio Sorocaba estiveram concentrados nas proximidades do Clube do Idoso, no bairro de Pinheiros, assim como nas imediações da ponte da Radial Norte, na região do Jardim Brasilândia.

Somente nessa etapa, 100 mil m³ de resíduos haviam sido retirados, incluindo também 20 mil m³ de sedimentos, ao longo de 1,6 km do Córrego Itanguá, na região do Jardim Marli e Jardim Itapemirim, na Zona Oeste. O volume total removido foi equivalente ao conteúdo de 8.300 caminhões.

De setembro a meados de novembro de 2022, por iniciativa do governo de Manga, houve, simultaneamente às ações realizadas em parceira com o Estado, o desassoreamento no trecho entre a antiga Usina Cultural e a Ponte Padre Madureira. A expectativa inicial era remover entre 15 mil e 20 mil metros cúbicos de sedimentos, porém, mais de 25 mil metros cúbicos foram efetivamente retirados. A quantidade equivale a cerca de mil caminhões repletos de resíduos. Esses trabalhos foram realizados com o uso de draga flutuante e escavadeiras, em parceria com a Geratriz Construtora, como medida mitigadora.

“As obras de desassoreamento do Rio Sorocaba não param na cidade. As equipes estão atuando, de forma ininterrupta, para melhorar o escoamento do rio e prevenir os alagamentos no município, sempre de acordo com as exigências de licenciamento ambiental, seguindo, também, os mais modernos requisitos de engenharia, com dragas e retroescavadeiras”, destacou o prefeito Manga.

Dispositivos em bueiros

Além das ações de desassoreamento, o governo de Manga implantou um sistema inovador de combate às enchentes em alguns pontos de mais necessidade de Sorocaba. Tratam-se de cestos metálicos, instalados dentro de bueiros, que impedem que materiais, como garrafas plásticas, papéis e outros descartes irregulares, se acumulem no escoadouro, causando entupimento. As equipes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba são responsáveis por realizar, periodicamente, a retirada dos resíduos dos cestos e destiná-los ao descarte ecologicamente correto.

“Nosso objetivo é colocar em todos os bueiros da cidade. Apesar de ser inadmissível que as pessoas joguem o lixo na rua, essa é mais uma alternativa inteligente de combate aos alagamentos em Sorocaba. É uma medida que vem também para somar ao trabalho já realizado pelas equipes de limpeza urbana da cidade, pois vai fazer com que aqueles materiais que não puderam ser extraídos e caíram no bueiro sejam retidos ali, sem causar obstrução dos canos”, explicou o prefeito Manga.

Resumo:
– Por iniciativa municipal, mais de 8 mil m³ de areia foram retirados, já neste ano, do trecho urbano do Rio Sorocaba, entre a Ponte da Rua Padre Madureira e Usina Cultural.

– Em parceria com o Estado, também em 2024, cerca de 3 mil m³ de areia foram retirados na região da Praça Lions.

– Desde fevereiro deste ano, o serviço também se estende à margem oposta do Rio Sorocaba, com a expectativa de remover aproximadamente 15 mil metros cúbicos de sedimentos, até o final deste semestre.

– Em 2022, em parceria com o Estado, os trabalhos no Rio Sorocaba estiveram concentrados nas proximidades do bairro de Pinheiros, onde 100 mil m³ de resíduos haviam sido retirados, incluindo também 20 mil m³ de sedimentos ao longo do córrego Itanguá.

– De setembro a novembro de 2022, por iniciativa do governo de Manga, houve, simultaneamente às ações realizadas em parceria com o Estado, o desassoreamento do rio no trecho entre a antiga Usina Cultural e a Ponte Padre Madureira, onde mais de 25 mil metros cúbicos foram efetivamente retirados.

– Além disso, o governo de Manga introduziu um sistema inovador de prevenção de enchentes em áreas de mais necessidade em Sorocaba, instalando cestos metálicos nos bueiros para evitar entupimentos por acumulação de lixo descartado de forma irregular.

Compartilhe nas redes

Postagem Relacionada

Contato

Todos Direitos Reservados © 2024

plugins premium WordPress