Governo de Manga realiza plantio de quase 20 mil árvores em Sorocaba e avança em várias outras frentes ambientais

A Prefeitura de Sorocaba, sob a gestão do prefeito Rodrigo Manga (Republicanos), realizou, desde 2021, o plantio de quase 20 mil árvores de espécies nativas em diferentes áreas públicas da cidade, como sistema viário, áreas verdes, Áreas de Preservação Permanente (APP), parques, praças, entre outros espaços prioritários para plantios, com o intuito de enriquecer a biodiversidade do ecossistema.

A iniciativa faz parte dos trabalhos realizados pela Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), em parceria, também, com a iniciativa privada, ligados à conservação e promoção da arborização urbana, ampliando a área vegetada da cidade, em harmonia com o Plano Municipal de Arborização.

Neste mesmo período, mais de 50 mil mudas de diferentes espécies foram doadas pelo governo à população de Sorocaba para plantios em quintais e calçadas. Importante ressaltar que os benefícios que uma cidade bem arborizada pode trazer para a população são inúmeros. As árvores são responsáveis por regular a temperatura ambiente, servem de abrigo e produzem alimentos para diversos seres vivos, absorvendo, também, ruídos e reduzindo a circulação do vento. Além disso, controlam a erosão do solo, renovam o oxigênio do ar e filtram as partículas sólidas em suspensão, provenientes de agentes poluidores.

Não é à toa que Sorocaba conquistou o 1º lugar no Programa Município Verde Azul, do Governo do Estado de São Paulo, ciclo 2022/2023, destacando-se com 87 pontos, entre as cidades com mais de 500 mil habitantes e ficando à frente de São José dos Campos, que ficou em segundo lugar no ranking ambiental, com 84 pontos.

“Essa pontuação conquistada por Sorocaba é muito positiva e demonstra que estamos no caminho certo, embora sempre haja espaço para avançar mais nessa área. É justamente o que a atual Administração vem buscando, com o intuito de promover ainda mais melhorias ambientais, o que reflete diretamente na qualidade de vida da nossa população”, afirma o prefeito Rodrigo Manga.

Para chegar a esse resultado tão expressivo, Sorocaba conquistou avanços importantes, como a ampliação do uso de energia fotovoltaica nos prédios municipais, englobando, além da sede da Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) e do Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”, a instalação de uma Usina Fotovoltaica no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), em parceria com a CPFL e V. A. Engenharia, com o objetivo de alcançar maior eficiência energética, economia e sustentabilidade. Recursos com essas características também estão presentes nos terminais de ônibus e do Sistema BRT.

Outra ação importante que a Prefeitura vem realizando, desde 2021, é a implantação de iluminação com tecnologia em LED em praças, áreas de lazer e vias públicas da cidade. Quase 8 mil luminárias já foram instaladas na cidade, uma ação que é fruto de parcerias estratégicas com a iniciativa privada, emendas parlamentares e financiamentos internacionais, tendo nenhum custo aos cofres públicos do município. Até o momento, são mais de 50 avenidas, ruas e dispositivos contemplados com a instalação das novas lâmpadas.

Além disso, o governo de Manga já realizou financiamento com o Banco do Brasil para implantação de lâmpadas LED na cidade inteira, graças ao projeto de lei, aprovado na Câmara de Sorocaba, que viabilizou o acordo público para a troca de iluminação no município. A iniciativa irá abranger todos os bairros da cidade em até 12 meses.

Já, na área de combate à poluição, para evitar o descarte irregular de resíduos na cidade e dar uma destinação adequada e ambientalmente correta de entulho, um novo conceito de Ecopontos foi adotado pelo governo de Manga, de forma a oferecer um serviço gratuito aos cidadãos. São quatro unidades em operação, nos bairros Vila Helena, Júlio de Mesquita Filho, Cajuru e Vila Izabel.

Os novos Ecopontos são cercados, têm controle de acesso, recepção, banheiro, iluminação, paisagismo, vigia 24 horas e câmeras de videomonitoramento. Cada área conta com caçambas para o descarte correto dos resíduos, além de contentores para a coleta de recicláveis. Desde de 2021, quando foi implantada a primeira unidade, até 2023, cerca de 50 mil m³ de entulho dos Ecopontos foram destinados ao Aterro de Resíduos Inertes, onde uma cooperativa faz a triagem dos resíduos recebidos, para dar o destino adequado e ambientalmente correto.

Resumo

-Gestão de Manga, realizou, desde 2021, o plantio de quase 20 mil árvores de espécies nativas em diferentes áreas públicas da cidade.

– Neste mesmo período, mais de 50 mil mudas de diferentes espécies foram doadas pelo governo à população de Sorocaba, para plantios em quintais e calçadas.

Sorocaba conquistou o 1º lugar no Programa Município Verde Azul, do Governo do Estado de São Paulo, ciclo 2022/2023.

-Sorocaba amplia, desde 2021, o uso de energia fotovoltaica nos prédios municipais, englobando a sede da Sema, o Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” e uma Usina Fotovoltaica no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), além dos terminais de ônibus e do Sistema BRT.

-Prefeitura já realizou, desde 2021, a implantação de quase 8 mil luminárias com tecnologia de LED em Sorocaba, abrangendo mais de 50 avenidas, ruas e dispositivos contemplados com a instalação das novas lâmpadas.

-Parceria estabelecida entre o governo de Manga e o Banco do Brasil, em 2023, possibilita a implantação de iluminação em LED em todos os bairros de Sorocaba em até 12 meses.

-Cerca de 50 mil m³ de entulho, de 2021 a 2023, foram descartados corretamente, graças aos quatro Ecopontos instalados pela gestão de Manga em diferentes regiões de Sorocaba.

Compartilhe nas redes

Postagem Relacionada

Contato

Todos Direitos Reservados © 2024

plugins premium WordPress