Diante do aumento de casos, Governo de Manga intensifica combate à dengue em diferentes frentes

O combate à dengue na cidade de Sorocaba, para assegurar a saúde da população, mostrou-se como uma das grandes preocupações do governo do prefeito Rodrigo Manga (Republicanos), frente ao aumento de casos da doença em todo o país. Além de, neste mês, o município ter recebido 11 mil doses da vacina contra a dengue e já ter vacinado, até o momento, mais de 2.200 crianças, a Prefeitura de Sorocaba intensificou as ações de fiscalização e orientação à população do setor de Vigilância em Zoonoses.

A divisão foi melhorada, com o aumento e fortalecimento das equipes e com o aumento da frota de veículos dos agentes, no início de 2024. Além disso, permanecem abertas as inscrições, até dia 6 de junho, para o processo seletivo de Agente Comunitário de Saúde (ACS) e Agente de Combate às Endemias (ACE), que vão reforçar, ainda mais, o atual quadro de funcionários.

Somente neste ano, já foram realizadas 132.731 visitas preventivas das equipes a imóveis e pontos estratégicos; 132 autuações e coleta de mais de 350 toneladas de materiais inservíveis, além de atividades educativas para o público geral, sobre o combate das arboviroses (dengue, chikungunya, zika e febre amarela). Em março, as equipes também removeram 1.100 pneus de um estabelecimento na Zona Norte da cidade.

Atualmente, além das 33 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), três delas (Fiori, Hortência e Simus) foram postas para funcionar de modo sentinela, das 19h às 22h, exclusivamente para atender casos de dengue.

Os casos de dengue deram um salto em todo o Brasil, em 2024, com cerca de 2,6 milhões confirmados até o momento. Atualmente, Sorocaba tem 16.657 casos confirmados, sendo 16.482 autóctones; 164 importados e 11 indeterminados. Há 12 óbitos em investigação e 13 óbitos confirmados.

“Quando comparamos Sorocaba com outras cidades do mesmo porte, apesar dos problemas e das pessoas que lamentavelmente vieram a falecer, vimos um cenário melhor proporcionalmente. E vamos continuar, de maneira intensiva e ininterrupta, combatendo a infestação do mosquito da dengue na cidade”, declarou o prefeito Manga.

No primeiro ano do mandato de Manga, em 2021, quando os casos de dengue eram significativamente menores em relação aos atuais (mil casos confirmados), as equipes já realizavam trabalhos preventivos de exterminação de possíveis criadouros do Aedes aegypti e seguiram, por todo o mandato, realizando as devidas ações e fiscalizações. “Sabemos da importância do trabalho realizado pelas equipes da Vigilância em Saúde e não temos dúvida de que todos esses investimentos contribuem para o combate e enfretamento dessas doenças”, disse o secretário da Saúde de Sorocaba, Cláudio Pompeo.

Compartilhe nas redes

Postagem Relacionada

Contato

Todos Direitos Reservados © 2024

plugins premium WordPress