O governo do prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) tem alcançado importantes conquistas igualmente no setor de transporte público em Sorocaba. Em abril deste ano, por exemplo, foram colocadas em operação mais 13 novas linhas de ônibus que compõem o Corredor Estrutural Oeste do Sistema BRT (Bus Rapid Transit) da cidade, além de ter sido realizada a reforma completa desse trecho viário.
O Corredor Estrutural Oeste, composto por 18,8 quilômetros de extensão e 35 pontos de parada, passou por requalificação asfáltica, recebeu nova sinalização viária, iluminação em LED e monitoramento por câmeras, além de ter seus pontos de parada equipados com mobiliário urbano moderno e acessibilidade adequada. Trata-se do terceiro e último trecho do sistema BRT Sorocaba, com a conclusão do projeto em sua totalidade.
A operação desse eixo conta com uma frota de 47 ônibus, sendo 23 veículos do modelo “Caio Millennium V articulado”, com capacidade para 130 passageiros; 14 carros do tipo “Caio Apache VIP V”, com performance para 82 pessoas, e 10 unidades do “Caio Millennium V Padron”, para o transporte de 91 usuários. Todos são equipados com internet sem fio, tomadas USB para carregamento de eletrônicos, ar-condicionado, câmeras e integrados ao restante da malha do BRT.
A requalificação desse trecho da rede, que faz parte do transporte coletivo, é apenas uma das iniciativas realizadas pela atual Administração Pública de Sorocaba. Ainda em abril, o governo de Manga também inaugurou o Terminal Ipiranga e o Miniterminal Tatiana, ambos equipados com estruturas modernas, incluindo coberturas, bilheterias, banheiros, assentos, internet sem-fio, monitoramento 24 horas e acessibilidade. O Terminal Ipiranga conta, ainda, com duas plataformas para embarque e desembarque de passageiros, um edifício de apoio para a equipe operacional, com áreas, como bilheteria, sala administrativa e sanitários, além de uma oficina mecânica exclusiva para bikes, com bomba de ar, chaves diversas e outros itens para reparo, proporcionando serviços rápidos e emergenciais aos ciclistas.
Desde o início do governo de Manga, quatro novos terminais BRT foram inaugurados, sendo: Ipiranga, Miniterminal Tatiana, Vitória Régia e São Bento. Além disso, a Prefeitura segue procedendo a troca e modernização de abrigos de ônibus em toda a cidade. A ação faz parte de um planejamento para a troca de todos os pontos antigos no município, que começou em 2021. Ao todo, mais de 180 já foram substituídos.
“Esses feitos simbolizam a conquista de uma demanda antiga da comunidade. As obras e modernizações no Corredor Oeste do BRT, da forma como aconteceram, era um pedido de moradores e comerciantes situados nas proximidades das avenidas General Carneiro e Armando Pannunzio. Os miniterminais e novos pontos de parada asseguram a melhoria no transporte público para toda a população, visando causar o mínimo de transtorno às pessoas. Sorocaba, graças a Deus, agora agrega o que há de mais moderno em mobilidade urbana, proporcionando agilidade nas viagens, conforto por meio de ônibus com tecnologia de ponta, acessibilidade e segurança aos passageiros”, destacou o prefeito Rodrigo Manga.
Outra medida importante adotada pelo atual governo, em 2023, foi a autorização do embarque e desembarque de passageiros fora dos pontos regulares de parada, no horário compreendido entre as 22h e 6h, visando garantir mais segurança aos usuários, especialmente mulheres, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência. Essa medida, conforme explicado pelo prefeito Rodrigo Manga, visa atender às necessidades dos passageiros, garantindo a segurança durante os deslocamentos noturnos. A Urbes – Trânsito e Transportes destaca a legalidade da medida, que permite aos passageiros indicar locais seguros para embarque e desembarque, desde que não haja risco à segurança e que o trajeto da linha seja respeitado.