Sob gestão de Manga, Sorocaba opera com mais de 2.500 câmeras de segurança

A Prefeitura de Sorocaba, sob a gestão do prefeito Rodrigo Manga (Republicanos), tem agido, sobretudo, no sentido de assegurar a proteção da população, com diversos investimentos aplicados na área da Segurança Pública. Não é por acaso que Sorocaba ocupa o 6º lugar entre as cidades mais seguras para se morar no Brasil, de acordo com o estudo “Cidades mais seguras do Brasil – Anuário 2023”, elaborado pela MySide.

Uma das ferramentas efetivas no município foi a inauguração do Centro de Controle Operacional Integrado (CCOI). A central é responsável pelo controle de mais de 2.500 câmeras de videomonitoramento espalhadas pela cidade, com o objetivo de promover a segurança pública e assegurar agilidade e eficiência no atendimento a ocorrências de mobilidade urbana e trânsito.

“A criação desse núcleo é uma das propostas do nosso Plano de Governo. Em 2021, eram pouco mais de 100 câmeras operadas pela Administração Municipal, número que, agora, passa de 2.500, com tendência de aumentar ainda mais, a partir de novos investimentos e parcerias com a iniciativa privada. Sorocaba passa a ser uma das cidades mais bem monitoradas do interior do Brasil”, destacou o prefeito Rodrigo Manga.

A nova central integra câmeras de monitoramento ligadas às secretarias de Mobilidade (Semob) e Segurança Urbana (Sesu), da Urbes – Trânsito e Transportes, do Sistema BRT Sorocaba e da iniciativa privada. Todo o sistema é interligado por moderna tecnologia de dados, de última geração, à base de fibra ótica, cujas câmeras são operadas no CCOI por equipes de agentes de trânsito e integrantes da Guarda Civil Municipal (GCM).

Sorocaba igualmente já conta com uma estrutura de câmeras no conceito de “muralha eletrônica”, para controle nas principais entradas e saídas da cidade. São utilizadas câmeras que permitem identificar placas de veículos, por exemplo. O trabalho integrado com outras forças policiais estaduais e federais, sendo Polícia Militar (PM), Polícia Civil, Polícia Federal e Polícia Rodoviária, colabora no combate à criminalidade em geral e, em conjunto com o uso de ferramentas tecnológicas, tem sido uma das principais estratégias adotadas pela gestão de Manga nos últimos anos. Com as modernizações, as câmeras poderão, ainda, fazer reconhecimento facial e de objetos, entre outras aplicações estratégicas em prol da segurança.

Compartilhe nas redes

Postagem Relacionada

Contato

Todos Direitos Reservados © 2024

plugins premium WordPress