Programa “HumanizAção”: Sorocaba é destaque em segurança pública e apoio humanitário sob a gestão de Manga

O programa “HumanizAção”, colocado em prática em Sorocaba pela gestão do prefeito Rodrigo Manga (Republicanos), tornou-se uma das mais eficientes medidas tomadas em benefício da segurança pública e ajuda humanitária a pessoas em situação de rua e drogadição. Desde 2021, o programa realizou mais de 17 mil abordagens sociais, gerando 14.941 oportunidades de acolhimento no Serviço de Obras Sociais (SOS), onde os acolhidos podem passar a noite e receber cuidados essenciais, como alimentação, banho quente, roupas e toalhas limpas e kit de higiene pessoal.
As equipes multiprofissionais da Prefeitura de Sorocaba, com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), atuam em todas as regiões da cidade, priorizando o apoio social a pessoas em situação de rua e a prevenção ao uso de drogas. Além de acolher as pessoas que precisam, o “HumanizAção” também proporciona o retorno dos que desejam ao lar de origem. Desde o início do mandato de Manga, 2.189 pessoas puderam voltar para suas casas, muitas vezes, localizadas fora de Sorocaba. Além disso, no mesmo período, mais de 14 mil pessoas foram encaminhadas ao Centro de Triagem, onde são recebidas por profissionais especializados nesse tipo de atendimento. Ainda, sempre que necessário, também é feito o encaminhamento dos que precisam para serviços de saúde e de reabilitação da dependência química.

“Esse trabalho é de fundamental importância, pois promove dignidade e uma nova chance de vida àquela pessoa que se encontra em situação de rua e nessa mesma condição há muito tempo. Evidentemente que exige um esforço contínuo, mas nossas equipes estão muito empenhadas na realização desse importante trabalho diário”, comenta o secretário do Gabinete Central, João Alberto Corrêa Maia.

O objetivo principal desse trabalho desenvolvido com excelência e responsabilidade pelas equipes da Prefeitura é propiciar chances reais para uma verdadeira mudança de vida, contribuindo para a reinserção dessas pessoas em situação de vulnerabilidade no convívio em comunidade. “O objetivo do ‘HumanizAção’ é dar oportunidade, o primeiro passo, para que as pessoas em situação de rua ou que sofrem com a dependência química mudem de vida, resgatando a dignidade que tinham antes de deixarem seus lares e sua famílias. Para que isso aconteça, as equipes atuam por toda a cidade, de domingo a domingo, 24 horas por dia pelas ruas da cidade”, relata o prefeito Manga.

Compartilhe nas redes

Postagem Relacionada

Contato

Todos Direitos Reservados © 2024

plugins premium WordPress