Governo Manga reforça segurança: concurso para GCM está avançado e vem para somar investimentos já feitos na área

Com o contínuo desenvolvimento de Sorocaba em todas as esferas e a crescente demanda por mão de obra especializada em benefício da população, um concurso público para ingresso na Guarda Civil Municipal (GCM) está em andamento avançado na cidade, sob o governo do prefeito Rodrigo Manga (Republicanos). O certame prevê a abertura de, pelo menos, 50 vagas para profissionais que integrarão o quadro da Corporação.

“Essa é mais uma conquista significativa da atual Administração Pública e da Guarda Civil Municipal. Há muito tempo, Sorocaba aguarda por esse concurso público, que promete fortalecer a segurança e a qualidade de vida de todos os sorocabanos”, declarou o secretário de Recursos Humanos, Cleber Fernandes.

O concurso está em andamento adiantado. Os candidatos aprovados na prova objetiva e de redação já passaram pelo teste de aptidão física, nos dias 6 e 7 de abril. Nos próximos dias, será divulgado o resultado e iniciado o processo de convocação dos aprovados, que contribuirão para intensificar, ainda mais, as operações da Guarda Civil Municipal.

“O atual governo valoriza o quadro em vigor da Guarda e, por meio do concurso, está dando a oportunidade de promoção a novos agentes, que vão aumentar e fortalecer o efetivo da segurança pública de Sorocaba”, disse o secretário de Segurança Pública, Alexandre Caixeiro.

Essa iniciativa é acompanhada por diversas outras medidas para garantir a segurança da população e proporcionar cada vez melhores condições de trabalho aos guardas civis. Atualmente, Sorocaba dispõe de um Centro de Controle Operacional Integrado (CCOI), responsável por monitorar mais de 2.500 câmeras instaladas pela cidade, contribuindo para a segurança pública e agilizando o atendimento às ocorrências.

Em 2021, o número de câmeras operacionais na cidade era inferior a 100, o que demonstra o contínuo esforço do atual governo em reforçar as medidas de segurança e combater a criminalidade. Além disso, ainda em 2021, no primeiro ano do mandato de Manga, a GCM de Sorocaba passou a contar com mais oito carabinas calibre .40 e quatro escudos balísticos, para utilização em ações de proteção e defesa.

Já, em 2023, a Prefeitura alcançou um marco significativo em relação à capacitação e formação dos agentes da GCM ao inaugurar a base da Escola de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização (Efae), destinada ao treinamento de guardas civis não apenas da cidade, como também de toda a Região Metropolitana (RMS). “Essas ações fazem parte de um projeto de reestruturação total da nossa GCM, que consiste em dar cada vez melhores condições de trabalho à Corporação e de proteção à população”, destacou o prefeito Rodrigo Manga.

Compartilhe nas redes

Postagem Relacionada

Contato

Todos Direitos Reservados © 2024

plugins premium WordPress